1. SOS Sustentar
  2. Projetos
  3. Eixo ambiental
  4. Seminário: Prevenção e Controle de Lagartas e Cigarrinhas em Pastagens

Seminário: Prevenção e Controle de Lagartas e Cigarrinhas em Pastagens

 

NÚMEROS DO PROJETO

Local: Extremo Oeste - SC
Tempo de execução: 4 meses
Pessoas capacitadas: 500

 

 

 

SOBRE O PROJETO

Este projeto vem de encontro à demanda levantada pelos agricultores familiares do extremo Oeste Catarinense, em abril/2014, durante o Seminário Regional que discutiu a severidade do ataque de lagartas em pastagens, suas possíveis causas e como se planejar para evitar novos eventos. Como encaminhamento da ação, os agricultores presentes solicitaram a realização de novos seminários para tratar sobre: a prevenção de novos ataques e orientaçõs da utilização de produtos biológicos que possuem grande eficiência, além de uma persistência benéfica ao meio ambiente, mas que exige conhecimento para definir o momento correto de aplicação.

Assim foram planejados mais cinco seminários, desta vez não regional, mas realizados em cinco municípios para abranger o maior número de agricultores familiares. O projeto foi realizado em parceria com entidades: Epagri, Coopafajo, Afubra e Sindicatos os Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste.

O investimento previsto para execução do seminário é de R$ 7.516,63.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

O controle biológico ocorre naturalmente e os produtos utilizados causam pouco ou nenhum dano ao meio ambiente, não contaminando os solos, a água e o ar. Os seminários abordaram as questões técnicas da vida dos insetos e como identificar o nível de dano econômico. Foram repassadas informações ao agricultor familiar em como fazer o monitoramento destes insetos e, assim, identificar qual é o melhor momento para iniciar o controle. 

OBJETIVOS

Orientar e difundir o uso do controle biológico no combate de lagartas e cigarrinhas em pastagens e outras práticas de baixo impacto ambiental.

RESULTADOS ESPERADOS

Os resultados esperados com esta ação são: orientação sobre o controle biológico como prática eficaz e eficiente, demonstração dos benefícios econômicos e ambientais com a utilização do uso do controle biológico, diminuição dos custos de produção e a quantidade de contaminantes químicos nos produtos lácteos. Além disso, outro resultado positivo é a redução da exposição da família do agricultor na utilização de agrotóxicos o que possibilita também uma maior consciência ambiental dos membros familiares.

 

AÇÕES

 

11/08/2014

Seminário: Prevenção e Controle de Lagartas e Cigarrinhas em Pastagens

Barra Bonita, Bandeirante, Paraíso, São João do Oeste e São Miguel do Oeste


 

 

FOTOS

 

 

VÍDEOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br