1. SOS Sustentar
  2. Projetos
  3. Eixo econômico
  4. Projeto Resgate da Mandioquinha Salsa

Projeto Resgate da Mandioquinha Salsa

 

NÚMEROS DO PROJETO

Local: Itaiopólis - SC
Famílias capacitadas: 20
Tempo de execução: 12 meses
Atividade com monitoramento periódico

 

 

 

SOBRE O PROJETO

O desenvolvimento de ações de habitação rural no município foi a alavanca para a realização da ação de resgate da cultura da mandioquinha salsa na região. A produção da batata salsa era em larga escala e com renda alta entre os produtores. Entretanto, a falta de rotação de cultura, manejo inadequado do solo e sem ações de preservação ambiental, favoreceu a proliferação de doenças, principalmente do solo, que dizimou as produções.

Após 12 anos sem o plantio da cultura e com a ajuda do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, as famílias participaram de capacitações e orientações técnicas para novas safras. E o resultado foi extremamente positivo, pois quem plantou colheu e aumentou sua renda.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

O conhecimento foi fundamental para o andamento da ação. Os agricultores participaram de uma capacitação no estado do Paraná, como troca de experiência entre as famílias que já plantavam o produto. Com isso, iniciou-se o processo de plantio da cultura no município, através de orientações técnicas: como fazer a analise de solo e seu preparo, o controle das pragas, doenças e todos os principais tratos culturais necessários para uma produtividade maior. Eles também foram orientados para planejar a produção, minimizar custos e aumentar o lucro.

OBJETIVOS

Resgatar a cultura da mandioquinha salsa e estimular a produção sustentável do alimento, com a garantia de renda e emprego às da agricultura familiar.

RESULTADOS ESPERADOS

As famílias que participaram, em seu primeiro ano, obtiveram grandes resultados financeiramente. Uma delas, por exemplo, em meio hectare obteve de lucro R$ 17.000,00 colhendo cinco mil quilos do produto. 

 

LOCALIZAÇÃO

 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br