1. SOS Sustentar
  2. Projetos
  3. Eixo ambiental
  4. Projeto Recuperação e Preservação de Fonte

Projeto Recuperação e Preservação de Fonte

 

NÚMEROS DO PROJETO

Local: Chapecó - SC
Famílias capacitadas: 3
Atividade com monitoramento periódico

 

 

 

SOBRE O PROJETO

A recuperação e preservação da mata ciliar são fundamentais para a busca do desenvolvimento sustentável, cabendo a ela a proteção dos rios, nascentes e fontes, evitando a erosão. Neste projeto, foram preservadas três nascentes na comunidade da Barra da Chalana, interior do município de Chapecó, na propriedade da família Machado.

As reservas legais e, especialmente, as matas ciliares cumprem importante função de corredores para a fauna, permitindo que animais silvestres possam deslocar-se de uma região para outra, tanto em busca de alimentos como para fins de acasalamento.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Foi efetuado o plantio de espécies nativas, indicadas para recomposição da área degradada no local. As espécies nativas têm como importância sua preservação, pois contribuem para todo o equilíbrio do ecossistema, além de preservar a característica própria da região. 

O plantio de árvores nativas aumenta a camada fértil, sendo fontes de nutrientes e de sementes da vegetação local. Plantas remanescentes dentro de pastagens ou áreas degradadas, que se encaixam dentro da concepção de poleiros para agentes dispersores, estão sendo apontada como uma estratégia barata e eficaz de aumentar ou facilitar a entrada de sementes nestas áreas e acelerar a sua recuperação ambiental.

OBJETIVOS

O objetivo da recuperação da mata ciliar está na proteção dos cursos d'água contra o assoreamento e a contaminação de defensivos agrícolas, além de se constituírem de remanescentes florestais das propriedades rurais sendo, portanto, essenciais à conservação da fauna. 

RESULTADOS ESPERADOS

A eficácia desta intervenção depende da identificação dos fatores de degradação e recuperar a estrutura dos fragmentos florestais conservando assim a sua biodiversidade.

As matas ciliares e outras áreas de preservação permanente permitem ao proprietário diminuir os problemas de erosão do solo e manter a qualidade das águas, dos rios e lagos da propriedade. O equilíbrio ecológico só é possível, de fato, com o manejo adequado das florestas e matas e da preservação do meio ambiente.

 

LOCALIZAÇÃO

 

FOTOS

 

 

VÍDEOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br