1. SOS Sustentar
  2. Projetos
  3. Eixo ambiental
  4. Projeto Recuperação de Área Degradada e Preservação de Nascentes

Projeto Recuperação de Área Degradada e Preservação de Nascentes

 

NÚMEROS DO PROJETO

Local: Chapecó - SC
Pessoas capacitadas: 80
Início da atividade: 03 de junho de 2015
Término da atividade: Monitoramento periódico

 

 

 

SOBRE O PROJETO

O projeto Recuperação de Área Degradada e Preservação de Nascente foi desenvolvido na propriedade da família Ferreira, na Linha Cachoeira, interior de Chapecó. A ação é uma parceria com a Escola de Ensino Fundamental Linha Campinas, iniciada no mês de junho de 2015, além do apoio do Programa Água Boa, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDEMA) de Chapecó. A recuperação da área contribuirá na restauração da integridade ecológica desse ecossistema, sua biodiversidade e sua estabilidade. Uma área de 3.600 m² foi cercada e realizado o plantio de 100 espécies de árvores nativas da região.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

A área recuperada, 30 metros de raio ao longo da nascente. No local, o plantio das espécies de árvores: angico, canafístula, canjerana, cedro, cerejeira, guabiroba, pitangueira e vacum, seguiram a metodologia nucleada. Desta forma, a efetividade do conjunto de núcleos promove a rápida condição de adaptação e reprodução de outros organismos. A irrigação das plantas acontecerá conforme a necessidade da área. O monitoramento acontecerá, periodicamente, sendo responsabilidade dos técnicos do Programa SOS Sustentar e, em parceria, com a família participante.

Participaram também da ação ambiental os parceiros do Programa SOS Sustentar: a empresa Inviolável Segurança, representada pelo gerente de atendimento, Rene Girardi e o gerente administrativo, Ismael Fossá; o proprietário da Abboccato Cosméticos, Marcelo Panisi; representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Chapecó (SEDEMA), representantes da ONG Verde Vida, coordenadores e acadêmicos da Uceff Faculdades e da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC). 

OBJETIVOS

Preservar as matas ciliares para contribuir na qualidade e quantidade da água das nascentes, dos rios, dos córregos e ribeirões que compõem as bacias hidrográficas. 

 

RESULTADOS ESPERADOS

Como resultado, esperamos a conscientização da comunidade escolar e de toda a sociedade sobre a importância da preservação ambiental. Além disso, a recuperação da biodiversidade do local preservado favorecerá a criação de corredores biológicos e do reabastecimento dos lençóis freáticos, a partir do plantio das árvores.

Outro fator importante é a disseminação do conhecimento, da conscientização e de técnicas necessárias para a conservação dos recursos naturais e saudáveis, buscando autossuficiência econômica, social e ambiental com qualidade de vida. Este espaço pretende ser um campo de pesquisa a outros estudantes e acadêmicos da área, buscando promover a transformação e a valorização dos recursos naturais.

 

LOCALIZAÇÃO

 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br