1. SOS Sustentar
  2. Projetos
  3. Eixo ambiental
  4. Ação Socioambiental: Preservação de Nascente e Mata Ciliar

Ação Socioambiental: Preservação de Nascente e Mata Ciliar

 

NÚMEROS DO PROJETO

Local: Chapecó - SC
Famílias capacitadas: 3
Término da atividade: Monitoramento periódico

 

 

 

SOBRE O PROJETO

A ação foi desenvolvida na Linha Serraria Reatto, na propriedade da família Scussel, interior do município de Chapecó/SC. A família trabalha com atividade de olericultura e depende da água para o abastecimento da produção. A atividade de preservação de nascente e mata ciliar de, aproximadamente, contou com uma área de 100 m², em uma parceria com a RIC TV Record de Chapecó, alusiva ao dia mundial do meio ambiente, comemorado no dia 05 de junho.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

O plano de revegetação de uma área degradada deve ser a sucessão secundária, no sentido de recuperar a forma e a função da paisagem anterior. Este processo caracteriza-se principalmente por seu gradual aumento e substituição de espécies no tempo, em função das diferentes condições ambientais que vão se estabelecendo, às quais diferentes espécies se adaptam melhor.

Como forma de recuperar este espaço foi realizada a recomposição ambiental da área de 100,0m² com o plantio de 150 mudas de espécies arbóreas nativas características da região (Bioma Mata Atlântica), com espaçamento aleatório de 2,0 x 2,0 entre plantas e entre linhas, plantadas aleatoriamente.

OBJETIVOS

Preservar a mata ciliar da nascente garantindo água de boa qualidade. Desta forma, protegendo as matas ciliares que desempenham papéis ecológicos vitais.

RESULTADOS ESPERADOS

Este projeto busca a importância da recuperação e preservação das Áreas de Preservação Permanente. É preciso projetar um plano futuro para a área em recuperação e área de influência direta, levando em consideração as situações desfavoráveis e inusitadas, focando a importância da educação ambiental, envolvendo as famílias diretamente e as que indiretamente podem contribuir para a preservação da mata ciliar. Com a preservação ambiental busca-se o aumento da biodiversidade local, a conservação da água e do solo, além da recarga hídrica do lençol freático da região. 

 

AÇÕES

 

31/10/2015

Escoteiros visitam preservação ambiental

Propriedade da família Scussel, Linha Serraria Reatto


 

 

 

LOCALIZAÇÃO

 

FOTOS

 

 

VÍDEOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br