1. SOS Sustentar
  2. Projetos
  3. Eixo ambiental
  4. Projeto Preservação de Mata Ciliar

Projeto Preservação de Mata Ciliar

 

NÚMEROS DO PROJETO

Local: Planalto Alegre - SC
Pessoas capacitadas: 55
Início da atividade:21 de setembro de 2012
Término da atividade: Monitoramento periódico

 

 

 

SOBRE O PROJETO

O projeto desenvolvido na propriedade da família Neckel, na Linha Amizade, recuperou e a preservou a mata ciliar do Lajeado Lambedor, em uma área de 7,458 metros quadrados, para uma maior conservação da água e do solo, além da recarga hídrica do lençol freático. O projeto contou com a parceria da RIC TV Record de Chapecó e com alunos da escola municipal da cidade. 

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Para a recuperação da mata ciliar foram plantadas 250 mudas de árvores nativas, em média com 15 cm de altura cada, sendo que a cada seis meses, a área recebe o monitoramento para verificar a “pega” das mudas e a mudança da paisagem.

Foi mantido um pequeno coroamento no entorno das mudas e realizado a limpeza de plantas daninhas, principalmente na época de crescimento (primavera), evitando a competição de água, luz e nutrientes, através de capinas em faixas e coroamentos das mudas para reduzir a erosão do solo, manter a umidade e promover uma competição natural entre plantas.

OBJETIVOS

Conscientizar sobre a importância da água, bem como desenvolver a parte prática da ação de plantio de espécies nativas na mata ciliar do Lajeado Lambedor. 

 

RESULTADOS ESPERADOS

Após o desenvolvimento da atividade, a área preservada encontra-se em constante processo de recuperação ambiental, tanto na questão de recurso hídrico, como no enriquecimento da Mata Atlântica, devido ao plantio de novas espécies de árvores.

 

LOCALIZAÇÃO

 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br