1. SOS Sustentar
  2. Projetos
  3. Eixo ambiental
  4. Ação Socioambiental: Preservação de Fontes

Ação Socioambiental: Preservação de Fontes

 

NÚMEROS DO PROJETO

Local: Campos Novos - SC
Famílias capacitadas: 4
Início da atividade: 10 de agosto de 2009
Término da atividade: Monitoramento periódico

 

 

 

SOBRE O PROJETO

A recuperação ambiental de três nascentes foi o objetivo da ação desenvolvida em 2009, no interior do município de Campos Novos. Através do modelo caxambu, busca-se com a atividade aumentar a vazão da água e sua qualidade para atender quatro famílias nas propriedades. Este modelo garante que a nascente não seja contaminada por agentes externos. A proteção também filtra e canaliza a água para as residências, evitando que a água barrenta chegue às residências. Outra vantagem desse método é o baixo custo de implantação, o que possibilita a viabilidade econômica das famílias.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

O plano de revegetação da mata ciliar, de uma área degradada deve ser a sucessão secundária, no sentido de recuperar a forma e a função da paisagem anterior. Este processo caracteriza-se, principalmente, por seu gradual aumento e substituição de espécies no tempo, em função das diferentes condições ambientais que vão se estabelecendo, às quais diferentes espécies se adaptam melhor. 

OBJETIVOS

Preservar as nascentes garantindo água de qualidade.

RESULTADOS ESPERADOS

A mata ciliar contribui para a manutenção do ecossistema local, contribuindo com a qualidade da água, na filtragem de nutrientes e na interação direta com a fauna e flora. Desta forma, a biodiversidade da fonte está preservada. 

Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, e os sólidos em suspensão trazem prejuízos ecológicos, dificuldade no tratamento de água para abastecimento, entupimento de tubulações de captação e assoreamento, mudando o curso do corpo d’água. 

 

LOCALIZAÇÃO

 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br