1. SOS Sustentar
  2. Projetos
  3. Eixo ambiental
  4. Preservação de Nascentes

Preservação de Nascentes

 

NÚMEROS DO PROJETO

Local: Santa Catarina
Investimento: R$ 532.060,00
Números de pessoas capacitadas: 16.728
Última atualização Fevereiro / 2017

 

 

 

SOBRE O PROJETO

As ações e projetos para preservação de fontes e nascentes tem um papel fundamental na proteção da água, mata ciliar, flora, fauna e na conscientização das comunidades locais.

Esta atividade é desenvolvida, principalmente no meio rural, junto às famílias de agricultores. No meio rural, existem grandes potenciais e áreas disponíveis para aplicação de ações de proteção das nascentes e de toda a biodiversidade. Integram ainda neste processo, as atividades ambientais do PTTS, pertencente ao Programa Nacional de Habitação Rural, através da entidade proponente, Fetaesc.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Os trabalhos são iniciados com a capacitação teórica dos participantes enaltecendo a importância da preservação ambiental, da água, flora e fauna. Já a atividade prática acontece em dois momentos: o primeiro é o cercamento das áreas para restringir o acesso de animais domésticos e também das pessoas, protegendo todo o patrimônio ambiental existente.

A segunda etapa é o plantio de árvores, sem alinhamento e intercalando espécies de porte baixo, médio e alto, em números definidos conforme a disponibilidade de espaço de cada local. Serão incorporadas espécies nativas características da região (pioneiras, secundárias, secundárias tardias e clímax), a fim de garantir uma maior diversidade de espécies e melhor recomposição da área.

As ações e projetos são excelentes modelos às comunidades e se multiplicam, automaticamente, nas demais propriedades locais, disseminando a importância da preservação ambiental.

OBJETIVOS

Proteger as nascentes com a recuperação da mata ciliar é evitar a erosão das margens e favorecer a criação de corredores da biodiversidade. 

RESULTADOS ESPERADOS

A proteção das nascentes d’água, pelo isolamento com cerca e plantio de árvores nativas e frutíferas, propicia a sucessão vegetal na área e contribui com a melhoria das características da água, solo, flora e fauna.

A água é fundamental para produção na agricultura, pois com a proteção da nascente temos melhor qualidade e quantidade de água disponível para o meio rural e também às cidades, ampliando a produção de alimentos, geração de trabalho, renda e qualidade na saúde pública. 

FOTOS

 

 

VÍDEOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br