1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Você sabia que árvores geram água?

Você sabia que árvores geram água?

 

30/08/2018 - Ciclo hidrológico está aliado diretamente com as espécies plantadas pelo mundo

O verde é fundamental para continuidade da vida no Planeta Terra

A cidade de São Paulo está, novamente, em alerta para uma possível crise hídrica. Com isso, o racionamento de água e atitudes dos paulistanos terá que ser repensada para garantir água para todos. Mas, você sabe da onde vem à água? O ciclo da água é o permanente processo de transformação na natureza, passando de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso).

Essa transformação passa por vários processos da evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração. Neste sentido, a água surge da evaporação do processo de fotossíntese das árvores.  Explicando: o calor irradiado pelo sol aquece as águas (rios, lagos, mares e oceanos) criando o processo de evaporação, transformando-se em vapor de água que condensa em forma de gotículas formando as nuvens. Com as nuvens cheias, elas voltam à atmosfera de forma líquida/precipitação (chuva ou neve) que, ao cair no solo, infiltra nos lençóis freáticos e/ água subterrânea. Após, inicia-se novamente todo o processo.

O ciclo da água é fundamental para a manutenção da vida no planeta, pois ele determina as variações no clima e interferem diretamente no nível de água dos rios, lagos, mares e oceanos. Para termos ideia, uma árvore adulta pode absorver do solo 250 litros de água por dia. Além disso, evita a erosão das margens dos rios, serve de abrigo e alimento para os animais, sombra e devolve para os seres vivos o oxigênio para respirar. Por isso, plante e cuide das árvores.


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br