1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Uma floresta no quintal de casa

Uma floresta no quintal de casa

 

26/11/2018 - Manejo sustentável é a técnica utilizada no sistema agroflorestal

A agrofloresta é um sistema produtivo e sustentável

Ouvir o canto dos pássaros, seja na cidade ou no interior, é uma sensação de plenitude. Agora, já pensou em ouvir esse canto próximo a sua casa e em uma agrofloresta? A família dos agricultores Eliandro Comin e Clarines Panis, diariamente, possui esse som como música na propriedade de 7,7 hectares, localizada na Linha São João, interior de Águas Frias/SC.

Comin comenta que a agrofloresta desenvolvida na propriedade foi constituída no intuito de preservar, há mais de sete anos, a área de reserva legal, além de aproveitar o espaço para cultivar espécies de árvores frutíferas para consumo, contribuindo com a fauna e com a diversidade arbórea. “Possuímos 50 espécies de árvores nativas na área protegida. O mais interessante é que foram plantadas apenas algumas frutíferas, a grande maioria se desenvolveu através do manejo adotado”, frisa o agricultor.

Manejo

O agricultor explica que o manejo adotado para o desenvolvimento da agrofloresta foi a partir do plantio de árvores frutíferas do interesse da família, colaborando com a condição de biomassa, recuperando o solo e contribuindo para a germinação de sementes e, com isso, ajudando no processo de sucessão vegetal natural. “É um ambiente regenerado, está em equilíbrio e continua a regeneração das plantas, dos animais, principalmente, dos pássaros”, frisa Comin.

Ele destaca também que com este ambiente em equilíbrio e em processo de regeneração, a fauna está voltando ao ambiente, com o surgimento de insetos e pássaros que antes não apareciam, além de animais em extinção, a exemplo do tatu mulita.

Vantagens

Em geral, os agricultores realizam o consórcio de culturas agrícolas com espécies arbóreas, constituindo as áreas de agrofloresta. Este sistema traz benefícios como: custos de implantação e manutenção reduzidos; diversificação na produção aumentando a renda familiar, melhoria na alimentação; melhoria na estrutura e fertilidade do solo devido à presença de árvores que atuam na ciclagem de nutrientes; redução da erosão laminar e em sulcos; aumento da diversidade de espécies e a recuperação de áreas degradadas.

Conforme a engenheira agrônoma do Programa SOS Sustentar, Joziane Stürmer, este sistema é de grande importância para o meio ambiente. “A agrofloresta traz várias vantagens, quando comparamos com os sistemas convencionais de uso do solo e restauração ambiental, como o aproveitamento mais eficiente dos recursos naturais pela otimização do uso da energia solar, reciclagem de nutrientes, manutenção da umidade do solo e proteção do solo contra a erosão e a lixiviação. O resultado é um sistema potencialmente mais produtivo e sustentável em menor espaço de tempo”, finaliza.


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br