1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Renda e bons hábitos nas propriedades rurais, avaliando, motivando e planejando

Renda e bons hábitos nas propriedades rurais, avaliando, motivando e planejando

 

02/04/2018

Há aproximadamente 05 anos, técnicos do Programa SOS SUSTENTAR vem acompanhando famílias produtoras rurais, que possuem como atividade principal a bovinocultura de leite, e prestando assessoria em todas as áreas da propriedade. Conforme o Eng° Agrônomo da SOS SUSTENTAR, Ernani Hirsch, que faz a Assistência Técnica para os produtores rurais nos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Riqueza e Caibi, após a aplicação das técnicas do Projeto de Organização da Produção tiveram resultados bastante significativos na questão econômica, considerando a baixa no custo de produção, com implementação do sistema voisin e pasto sobrando em praticamente todas as propriedades, relacionado ainda com a diminuição de horas trabalhadas pelos produtores, pois tendo a área de pastagem com os piquetes prontos facilitou a mão de obra empregada na atividade. Um bom exemplo foi no município de São João do Oeste, com produção/hectare/ano média do grupo alcançando 11.321 litros, com destaque aos produtores Valdir Vogt e Teobaldo Strieder ambos com 14.000 litros por há/ano. Na questão ambiental a maioria das propriedades está dentro das conformidades legais, sendo que algumas ainda precisam de pequenas adequações.

As famílias acompanhadas pelos projetos passaram por reuniões de avaliação, motivação e de planejamento das atividades para o ano de 2018, ao qual tivemos resultados bastante satisfatórios, todos avaliam a assistência técnica de grande importância para o andamento da atividade na propriedade, com isso se sentem no compromisso de fazer acontecer, sempre aprendendo coisas novas que possam implantar na sua propriedade, considerando as condições ambientais e físicas/humanas diferentes dos agricultores, muitas vezes com limitações para exercer alguns trabalhos. É muito proveitoso as visitas nas propriedades das famílias do grupo, a troca de experiências, enfim a avaliação atendeu as expectativas da equipe técnica envolvida nos projetos. Neste ano de 2018 se dará continuidade na execução dos projetos, finalizando algumas atividades e contribuindo com outras que se fizerem necessárias, conforme o planejado com as famílias.

O Engenheiro também destaca que “não basta apenas os técnicos orientarem quanto ao manejo de pastagens, manejo e sanidade de animais, fatores que contribuem para obter incremento na produção de leite dentre outros, se o agricultor não se sentir feliz e realizado dentro da unidade de produção que é sua propriedade”. A SOS SUSTENTAR busca junto às famílias envolvidas nos projetos a sustentação econômica, a proteção ao meio ambiente e o bem estar das famílias no dia-a-dia em suas propriedades.

 


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br