1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Reflexão em datas especiais

Reflexão em datas especiais

 

06/09/2018 - Amazônia, Cerrado, Árvore e dia da Defesa da Fauna são celebrados em setembro

Dia 22 de setembro é celebrado o dia da Fauna

O mês de setembro possui muitas datas relacionadas ao meio ambiente. A primeira delas é o Dia da Amazônia (05). A data foi criada no intuito de conscientizar a população sobre a importância da floresta tropical que é o pulmão do mundo concentra-se na Amazônia. Além disso, ela é responsável em produzir os regimes de chuvas para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, através de massas de ar carregadas de vapor gerados pela evapotranspiração da floresta: os chamados “Rios Voadores”. A influencia também chega à Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile.

A segunda data comemora é o Dia do Cerrado (11). A savana brasileira é considerada um bioma estratégico, mas também que merece cuidado e atenção, isso porque há grandes índices de desmatamento, extração ilegal dos recursos naturais. Apesar disso, é nele que se encontram as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e do Prata), favorecendo a biodiversidade. Já no dia 21 de setembro é celebrado o dia da Árvore, recurso natural primordial para a existência dos seres vivos. 

Dia 22 de setembro é a data da Defesa da Fauna. O objetivo da data é também de conscientizar sobre os problemas enfrentados e a importância da conservação da vida animal e da flora brasileira. Para ser ter uma noção, o Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo: são mais de 120 mil espécies de invertebrados e aproximadamente 8.930 espécies vertebrados (734 mamíferos, 1.982 aves, 732 répteis, 973 anfíbios, 3.150 peixes continentais e 1.358 peixes marinhos), das quais 1.173 estão listadas como ameaçadas de extinção, sendo uma obrigação do poder público e da sociedade protegê-las.


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br