1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Proteger para evoluir

Proteger para evoluir

 

22/08/2018 - Projetos do Programa SOS Sustentar beneficiam constantemente o meio ambiente

Projetos do Programa SOS Sustentar contribuem para preservação do meio ambiente

Diversas espécies como Ipê, cerejeira, guabiju, laranjeira entre outras espécies de árvores nativas ou frutíferas podem ser encontradas nas propriedades onde são realizadas as ações dos projetos do Programa SOS Sustentar. Além de ser fonte de alimento e de bem estar às famílias e aos animais, as árvores assumem um importante papel no ecossistema. Elas retêm o gás carbônico e devolvem oxigênio na atmosfera, conservam o solo evitando a erosão, mantém a biodiversidade entre outras coisas.

As famílias participantes, conforme explica a engenheira agrônoma do Programa SOS Sustentar, Joziane Stürmer, são orientadas e motivadas a preservar as nascentes e margens de rios, respeitando a legislação vigente, buscando o equilíbrio da biodiversidade local. Em Itapiranga, por exemplo, as oito famílias que estão no projeto possuem suas fontes e mata ciliares preservadas e, em todas, foram plantadas árvores recompondo a vegetação nativa.

Piquetes

Na área econômica, periodicamente os produtores recebem visita técnica para orientação das atividades. Uma das orientações repassadas diz respeito ao plantio de árvores nos piquetes, fazendo um aproveitamento da área com a combinação de árvores. Joziane explica que a pastagem e gado numa mesma área, ao mesmo tempo e manejados de forma integrada, tem o objetivo de incrementar a produtividade por unidade de área.

“O Sistema implantado apresenta vários benefícios econômicos e ambientais para os produtores e sociedade, além de intensificar a produção pelo manejo integrado dos recursos naturais evitando sua degradação e aumentando a capacidade produtiva. Nesse caso, a alimentação dos animais com árvores dispersas na pastagem, árvores em divisas e em barreiras de quebra-ventos também contribui para reduzir a erosão, melhorar a conservação da água, reduzir a necessidade de fertilizantes, capturar e fixar carbono, diversificar a produção, aumentar a renda e a biodiversidade, e ainda melhorar o conforto dos animais”, explica Joziane.


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br