1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Produção leiteira em alta

Produção leiteira em alta

 

27/06/2017 - Orientação do Programa SOS Sustentar faz produtores aumentarem qualidade de vida e ações de preservação ambiental

Práticas de manejo favorecem aumento na produção

Uma propriedade organizada, planejada, que respeita o meio ambiente torna-se um ambiente saudável e com crescimento elevado.  É assim que os projetos econômicos desenvolvidos pelo Programa SOS Sustentar são realizados fomentando a adoção de práticas que equilibram o incremento de renda com ações de preservação ambiental. Um exemplo vem do produtor Jacó Preis, da Linha Baú, interior de Itapiranga. Preis participa do primeiro projeto realizado na região do Extremo Oeste, iniciado em 2012, com o foco na bovinocultura leiteira e colhe ótimos resultados desta parceria. “Após entrar no projeto vi minha produção dobrar. Em média, produzo mais de cinco mil litros de leite por mês”, frisa o produtor que possui um plantel de 13 animais.

As orientações repassadas e o acompanhamento mensal refletem o objetivo do projeto em melhorar a qualidade de vida das famílias e, consequentemente, a renda. Segundo o produtor, as orientações repassadas com o foco agroecológico e também no manejo da produção, possibilitou diminuição das horas trabalhadas, diminuição do custo de produção, em média, de R$ 0,50 e um tempo maior com a família.

Meio ambiente

Outro aspecto importante é em relação ao meio ambiente. Todas as propriedades atendidas pela equipe técnica da empresa realizam ações de preservação ambiental como proteção de nascente e mata ciliar, plantio de árvores nativas ou frutíferas, combate de doenças e pragas com homeopatia e agroecologia.

Na propriedade da família Preis a nascente está protegida, através do modelo caxambu, além da mata ciliar de um riacho afluente do rio Uruguai.  “O meio ambiente é tudo na propriedade. Nossa fonte e o riacho são cercados há anos e com isso a água está mais limpa e ajudamos o meio ambiente”, frisa.


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br