1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Preservar para viver

Preservar para viver

 

16/05/2016 - Programa SOS Sustentar incentiva ações ambientais beneficiando toda a sociedade

Atividade de cercamento da área destinada a proteger a mata ciliar

Compromisso e responsabilidade em preservar. Todos os produtores que participam dos projetos do Programa SOS Sustentar são orientados e incentivados a preservar as nascentes, mata ciliar e Área de Preservação Ambiental (APPs) de suas propriedades. Esta é a contrapartida deles com o projeto, com os parceiros e com o meio ambiente, além de uma produção sustentável e sem o uso de agrotóxicos.

A partir da realização dos projetos foi possível preservar com os produtores participantes dos municípios de Caibi, Itapiranga, São João do Oeste e Riqueza, 538.400,00 metros quadrados de mata ciliar, por exemplo. Com isso é possível contribuir para a melhoria da água, evitar a erosão no solo nas margens dos rios, contribuir com o aumento da taxa de infiltração de água no solo, aumento da biodiversidade, melhoria no micro clima da propriedade, entre outros fatores.

Atividade

No fim do mês de abril, mais uma ação de proteção ambiental aconteceu na propriedade do produtor, Marcelo Agostini, de Caibi. Conforme o coordenador dos projetos, Sérgio Bento, a atividade foi desenvolvida envolvendo toda a família e, dessa forma, espera-se que o conhecimento se multiplique e que a propriedade seja referência para outros agricultores a executar a prática e desenvolver ações em defesa do meio ambiente.

Na ação realizada a fonte foi protegida, através do modelo caxambu, também foi cercado 100 metros no entorno de um córrego que passa pela propriedade com o plantio de árvores nativas. Outra técnica utilizada foi o “plantio” de puleiros para servir de local de parada e descanso para pássaros silvestres aumentando a probabilidade da disseminação de espécies nativas. As árvores, explica Bento, são fundamentais para a fauna e flora do ecossistema local, além de contribuir com a infiltração da água no solo, abastecendo os lençóis freáticos. 


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br