1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Novo aumento no efeito estufa

Novo aumento no efeito estufa

 

30/11/2018 - Pesquisa aponta que são necessárias mudanças urgentes em todas as esferas

Uma das consequências do efeito estufa é o derretimento das geleiras nos pólos

Em cada novo relatório divulgado, seja pelas Nações Unidas ou por outros órgãos de pesquisa, o resultado final é o mesmo: precisamos reduzir a emissão de gases do efeito estufa para assim diminuirmos as consequências das mudanças climáticas para os próximos anos. Em um recente estudo divulgado pela agência meteorológica das Nações Unidas, no último dia 22 de novembro, revela que os níveis de gases causadores do efeito estufa que aprisionam calor na atmosfera chegaram a um novo recorde.

“A ciência é clara. Sem cortes rápidos em CO2 e outros gases causadores do efeito estufa, mudanças climáticas terão impactos cada vez mais destrutivos e irreversíveis na vida na Terra. A janela de oportunidade para ação está quase fechada”, disse o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas.

Quem são?

O vapor de água – H2O -, o dióxido de carbono – CO2 -, o metano – CH4 -, o óxido nitroso – N2O – e os clorofluorocarbonetos – CFCs são os principais gases que compõem o efeito estufa. Essa barreira permite a passagem da radiação e retém o calor irradiado, o que é benéfico para a vida no Planeta, pois se não existisse a Terra teria uma temperatura muito baixa, em torno de -18ºC.

Porém, algumas atividades humanas estão elevando a temperatura do Planeta, principalmente com a emissão de CO2 em grande quantidade, o que provoca consequências como: mudanças climáticas mais severas, derretimento das geleiras e aumento da água dos oceanos, diminuição da quantidade de água potável, grandes oscilações na temperatura e desertificações de áreas naturais.

Conferência da ONU

Este novo relatório acrescenta mais informações às evidências científicas para informar tomadores de decisão na próxima conferência da ONU sobre mudanças climáticas – a COP 24 – planejada para 2 a 14 de dezembro, na Polônia. O objetivo principal do encontro é adotar um plano de implementação para o Acordo de Paris de 2015.


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br