1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Nossa rica biodiversidade – Datas importantes do mês de Abril

Nossa rica biodiversidade – Datas importantes do mês de Abril

 

24/04/2018

Neste mês de abril comemoramos várias datas importantes para o meio ambiente, dentre elas dia da Conservação do Solo (15/04), dia Nacional da Botânica (17/04), dia do Índio (19/04), da Terra (22/04) e da Caatinga (28/04). O Brasil é um país riquíssimo quando falamos em biodiversidade, considerando a variedade de biomas que reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras: o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta.

São datas para muita reflexão, na agropecuária, entendemos a conservação do solo, como o conjunto de práticas aplicadas para promover o uso sustentável da terra. A erosão, o uso de agrotóxicos, a compactação e o aumento da salinidade, são os maiores problemas relacionados ao manejo inadequado do solo e terão relação direta com a escassez de alimentos em um futuro não muito distante.

O dia da Botânica é uma data de alerta sobre o importante papel que as plantas desempenham na qualidade de vida do ser humano. É o ramo da ciência que estuda as plantas, com pesquisas científicas na área de anatomia, morfologia, fisiologia, ecologia, ecofisiologia, taxonomia, entre outras.

O Brasil também possui uma rica sociobiodiversidade, representada por mais de 200 povos indígenas e por diversas comunidades – como quilombolas, caiçaras e seringueiros, que reúnem um grande acervo de conhecimentos tradicionais sobre a conservação da biodiversidade.

Como forma de conscientização mundial foi criado em 22 de abril o Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra, data que representa a luta em defesa do meio ambiente, de promover a reflexão sobre a importância do planeta, a partir do desenvolvimento de uma consciência ambiental.

E por fim comemoramos o dia da Caatinga, um bioma único do Brasil, ocupando aproximadamente 11% do território nacional, e possui esta data com o intuito de não apenas homenagear este bioma único, mas também conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental.

Mas esta exuberante diversidade biológica vem sendo dramaticamente afetada pelas atividades humanas ao longo do tempo, e hoje a perda de biodiversidade é um dos problemas mais contundentes a acometerem a Terra.

Dentro de apenas um mês, temos datas comemorativas de pontos cruciais da nossa sobrevivência nesse planeta, estamos consumindo os recursos do planeta, sem pensar na logística reversa. A crescente população do mundo demanda, pelo menos, um bilhão de hectares de área agricultável, para se alimentar, a exploração é necessária, porém a população precisa pensar de forma mais consciente esse consumismo exagerado.

Frente a toda essa realidade que nos cerca o Programa SOS SUSTENTAR vem buscando conscientizar a sociedade, com atitudes simples do dia a dia, que ajudam diminuir a pegada ecológica que vamos deixar no planeta, consumir de forma mais consciente, economizar energia, plantar árvores, proteger nascentes e córregos, usar produtos agroecológicos, enfim buscar a sustentabilidade em todas as atividades efetuadas no nosso cotidiano, seja ela na área urbana ou rural. Se cada um fizer a sua parte, podemos ter qualidade de vida preservando nosso planeta.

 


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br