1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Meio ambiente equilibrado

Meio ambiente equilibrado

 

06/02/2019 - Atividade ambiental realizada, em 2009, pelo Programa SOS Sustentar mudou o cenário da propriedade da família Machado

Engenheira agrônoma realizando o monitoramento das espécies de árvores na área preservada

Dez anos depois, o cenário da área que era utilizada para criação de gado de corte hoje é outro. A natureza ganhou espaço, cresceu e contribui para a produção de água da nascente, além do enriquecimento da fauna local. A preservação ambiental realizada pelo Programa SOS Sustentar na propriedade da família Machado, em 2009, possui grandes resultados e beneficiam diretamente as famílias da área e da comunidade Barra da Chalana, interior de Chapecó.

O jovem agricultor proprietário da área, Anderson Machado, comenta que ter o espaço preservado é gratificante. “No começo foi uma briga com meu pai, hoje o mais gratificante é ver que tem água e a visão é outra. Utilizamos essa água na irrigação da lavoura”, explica Machado. No entorno da nascente, a família planta mandioca e milho para comercialização.

Realidade

A engenheira agrônoma do Programa SOS Sustentar, Joziane Stürmer, destaca que os resultados alcançados em 10 anos de projeto são positivos. A área no entorno da nascente está bem protegida, propiciado pelo excelente desenvolvimento da flora e, consequentemente, como local de abrigo, alimentação e refúgio para a fauna local.

O desenvolvimento das espécies plantadas está dentro do previsto com os exemplares ultrapassando os cinco metros de altura. Com o banco de sementes local se desenvolveu espécies de uva japão, espécie exótica, mas que auxilia no suporte e sustentação juntamente com as espécies nativas.

Parceria

O agricultor destaca que a nascente é uma reserva de água em caso de necessidade, principalmente em épocas de estiagem, e reforça a importância da parceria em prol do meio ambiente. “A parceira que começou há 10 anos é muito gratificante, pois hoje é possível olhar o resultado e ver que valeu a pena se esforçar e preservar este espaço. É algo que ajuda a nós e diretamente o meio ambiente.”, expõe o agricultor.

“Para o Programa SOS Sustentar a preservação é de grande valia, são 10 anos da execução e acompanhamento da atividade, que reflete na nossa missão de preservar o meio ambiente”, salienta Joziane. Ela complementa que a ação ambiental foi para intervir na recuperação da área totalmente degradada e a natureza respondeu com o crescimento da vegetação, na mudança da paisagem e na busca pelas características originais da área.


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br