1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Consumo Consciente cresce no Brasil

Consumo Consciente cresce no Brasil

 

09/08/2018 - Pesquisa do Instituto Akatu avalia nível de consciência do consumidor

Consumo Consciente cresce no Brasil

Se na hora da compra pudéssemos optar por um produto sustentável e que, dentre muitas características, protege o meio ambiente, cuida da comunidade local e preocupa-se com os colaboradores. Sim, é possível atender estas expectativas e muito mais. No final do mês de julho, o Instituto Akatu divulgou a pesquisa “Panorama do Consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações” e apresentou resultados positivos a respeito do consumo consciente.

De 2012 até 2018, houve um crescimento entre os brasileiros que realizam práticas sustentáveis no seu dia a dia, passando de 32% a 38%. Na pesquisa são avaliados 13 comportamentos e quatro níveis de consciência do consumidor: indiferente, iniciante, engajados e conscientes. O segmento de consumidores mais conscientes são mulheres, mais velhas e a maioria concentra-se na região Sul do país. Ainda a economia na utilização dos recursos naturais é o principal comportamento adotado, seguido da leitura dos rótulos dos produtos, crescimento da compra por alimentos orgânicos e produtos reciclados.  “Quanto maior a sua consciência, mais o consumidor deseja que as empresas façam mais a favor da sociedade. A expectativa da população em relação às empresas é que elas façam mais do que a lei exige, cuidando das pessoas e da sociedade”, destaca a pesquisa.

SOS Sustentar

O Programa SOS Sustentar caminha ao lado deste processo de transformação. Com o apoio de empresas parceiras realiza ações e projetos voltados à sustentabilidade e, ao longo de mais de 13 anos de atividade, já conscientizou mais de 20 mil pessoas em 32 projetos e ações realizadas. Conforme a engenheira agrônoma da empresa, Joziane Stürmer, a importância da conscientização é fundamental. “Seja na nossa casa, no trabalho, na rua ou na comunidade, preservar o meio ambiente e as relações sociais é fundamental, pois dependemos da boa convivência e de boas ações para a sobrevivência do planeta”, frisa a engenheira.


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br