1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Consumo: consciência que precisamos adquirir!

Consumo: consciência que precisamos adquirir!

 

15/10/2018 - 15 de outubro é celebrado o dia do Consumo Consciente

Consumo Consciente uma atitude pensada para todos

Dois bilhões de toneladas de resíduos são produzidos por ano no mundo. De acordo com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), 99% dos produtos que compramos perdem a validade em seis meses. Já em relação ao consumo de alimentos, o Brasil descarta por ano 41 mil toneladas de alimentos conforme a World Resources Institute (WRI), sendo um dos 10 países que mais desperdiçam comida no planeta.

Ser um consumidor consciente é estar preocupado com estes problemas e com aqueles bem mais simples do nosso dia a dia, como: desligar a energia quando não está sendo utilizada, racionalizar água e utilizar sacolas retornáveis na hora da compra.

Reflexão

Nesta segunda-feira (15) é comemorado o Dia do Consumo Consciente. A data foi criada para conscientizar a população sobre os problemas socioambientais que o mundo enfrenta, boa parte por culpa da própria humanidade. A engenheira agrônoma do Programa SOS Sustentar, Joziane Stürmer, explica que o consumidor consciente leva em conta ao escolher produtos e serviços, as questões ambientais, sociais e econômicas. “Consumir com consciência é possível e muito fácil, basta mudarmos algumas atitudes do nosso cotidiano”, reflete a engenheira agrônoma.

Mesmo sendo um tema em que todos sabem da sua importância, os consumidores precisam valorizar ainda mais as atitudes conscientes. Uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que apenas 31% dos brasileiros realizam atitudes conscientes no dia a dia. Mas, outro dado também apresenta que 55% dos brasileiros são “consumidores de transição”, ou seja, que realizam atitudes sustentáveis ainda em menor escala. As atitudes começam nas pequenas ações do nosso dia a dia. É fácil e simples. Em casa, no trabalho, durante uma viagem, enfim, basta adotar a consciência necessária para que todos possam cuidar do nosso planeta.

ALGUMAS DICAS PARA SER UM CONSUMIDOR CONSCIENTE:

- Prefira produtos e serviços de empresas que se preocupam com a sustentabilidade;

- Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários e a sociedade;

- Separe seu lixo, recicle e contribua para a economia de recursos naturais e a redução da degradação ambiental;

- Consuma apenas o necessário, reflita sobre suas reais necessidades;

- Reutilize produtos e embalagens, não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

 


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br