1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Consumimos tudo. E agora?

Consumimos tudo. E agora?

 

01/08/2018 - Desde 1970 a Global Footprint Network realiza a contagem da sobrecarga dos recursos naturais da terra

A partir de hoje precisaríamos de 1,7 Planeta a mais para sobrevivermos

Neste dia 1º de agosto a humanidade esgotará todos os recursos naturais necessários para o ano inteiro, ou seja, a partir de amanhã até dia 31 de dezembro estaremos “trabalhando” no vermelho e usando do planeta mais do que ele pode nos dar. Em outras palavras, precisaríamos de 1,7 Planeta Terra a mais para sobrevivermos no restante do ano. A contagem é feita pela organização internacional Global Footprint Network desde 1970, onde a data da sobrecarga naquele ano foi dia 29 de dezembro.

Conforme informação da organização no seu site, o dia marca a data em que a demanda anual da humanidade sobre a natureza excede o que os ecossistemas da Terra podem regenerar naquele ano. E o problema é mais grave, pois ao utilizarmos uma sobrecarga maior dos recursos da natureza, aumentamos o desequilíbrio ecológico na forma de escassez de água, erosão do solo, desmatamento, acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera que elevam os sinais das mudanças climáticas, entre outros problemas climáticos.

Para mudarmos este cenário não é muito simples, mas pode iniciar por nós. Consumir de forma sustentável os recursos, diminuir a compra desenfreada de produtos, evitar o desperdício, preferir uma alimentação saudável e optar por empresas que se preocupam com o bem estar ambiental e social são algumas das soluções.

Pegada

A contagem é feita por através da pegada ecológica que é o impacto ou rastros que são deixadas por qualquer atividade humana. Quer calcular sua pegada, acesse o site: http://www.footprintcalculator.org/">http://www.footprintcalculator.org.


 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br