1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. Água: nossa atitude, nossa responsabilidade!

Água: nossa atitude, nossa responsabilidade!

 

22/03/2019 - Preservar e não desperdiçar é a saída para mantermos esse recurso natural

Água, nossa atitude e nossa responsabilidade

O Brasil concentra 12% da água potável do mundo, uma das maiores reservas de água do Planeta. Desperdícios e a falta de conscientização da população são algumas atitudes que somadas causam um impacto negativo aos recursos naturais. Neste dia 22 de março, que onde é celebrado o Dia Mundial da Água, além de ser uma data para comemorarmos os avanços, é um dia para refletirmos sobre as nossas atitudes individuais e coletivas.

Conforme dados da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), no Brasil, a água dos mananciais usados para abastecimento público é comprometida pela ausência de esgotamento sanitário para grande parte da população. Calcula-se que 100 milhões de brasileiros não tenham acesso a serviços de saneamento básico adequado. Para que todos tenham acesso à água potável e ao esgoto coletado e tratado será preciso um investimento estimado de R$ 360 bilhões, de acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico. No entanto, a baixa média de investimento anual no setor projeta esta meta apenas para 2033, na melhor das hipóteses.

Mudança de atitude

A engenheira agrônoma do SOS Sustentar, Joziane Stürmer, destaca que a água é o recurso natural mais importante para a sobrevivência dos seres vivos. “Temos várias formas no nosso dia a dia de diminuir o consumo e ajudar na preservação da água do planeta. O simples fato de fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, tomarmos um banho menos demorado, lavarmos roupa quando a máquina de lavar estiver cheia, plantarmos árvores. Enfim, pequenas atitudes de preservação do meio ambiente vão contribuir com a conservação das águas do planeta”, frisa a engenheira.

O SOS Sustentar realiza projetos e ações de preservação ambiental com o foco na conservação da mata ciliar, nascentes, córregos e toda a sua biodiversidade, plantio de árvores e atividades de educação ambiental nas escolas, universidades e empresas. Para isso, conta com a parceria de empresas que incentivam essas atividades e são identificadas com o selo SOS Sustentar. “Nosso trabalho é conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e da necessidade de uma mudança de atitude para a vida no planeta”, finaliza Joziane.


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br