1. SOS Sustentar
  2. Notícias
  3. 22 de março, dia Mundial da Água

22 de março, dia Mundial da Água

 

22/03/2018 - Precisamos refletir sobre o que vem acontecendo no mundo em relação ao assunto “água”.

Está acontecendo no Brasil neste ano de 2018 o 8° Fórum Mundial da Água, se estendendo durante a semana de 18 a 23 de março em Brasília/DF, semana em que comemoramos o dia mundial da água. O fórum é o maior evento relacionado ao tema e tem a chancela do Conselho Mundial da Água (CMA), organismo internacional responsável pelo acompanhamento da questão em todo o mundo há mais de 30 anos. Esta é a primeira vez que o fórum ocorre em um país do Hemisfério Sul, desde sua estreia em 1997, na cidade de Marrakesh, no Marrocos.

Não temos muito a comemorar neste dia, precisamos refletir um pouco do que vem acontecendo no mundo em relação ao assunto “água”.

O Brasil vem sofrendo graves crises hídricas, provocada pela escassez das chuvas, resultando nos baixos níveis de água nos reservatórios, faltando água para o abastecimento público de grandes cidades. Incluindo também a falta de chuva para a produção agrícola, acarretando em grandes perdas para o setor agropecuário, industrial, comercial, enfim, afetando todos os setores da economia.

Temos índices assustadores quando falamos em consumo de água, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, onde 1,2 milhão de pessoas não têm água potável no mundo, 15 milhões de crianças morrem todo o ano por falta de água potável, 80% das doenças e 30% dos óbitos estão relacionados com água contaminada.

O Programa SOS SUSTENTAR executa projetos de sustentabilidade em todo o estado de Santa Catarina, que buscam o equilíbrio ambiental, social e econômico da sociedade. No interior de Chapecó/SC efetuamos uma preservação de nascente no ano de 2015, e que hoje colhe seus frutos. O produtor Sr. João Renato Ferreira utiliza a água desta nascente para sustentar a casa e a propriedade, acompanha o crescimento das mudas que foram plantadas, e a área que foi totalmente isolada e abandonada está fechada com vegetação, fazendo a filtragem da água da nascente e fornecendo água em maior quantidade e de qualidade para a família. Seu Renato comenta “agora a água está sempre limpinha”.

A Engª Agrônoma do Programa SOS SUSTENTAR, Joziane T. Stürmer, ressalta que “precisamos repensar nosso modo de consumir a água, o uso excessivo dos recursos naturais, os desmatamentos, o uso desenfreado de agrotóxicos, a poluição industrial, esgotos domésticos, são fatores que contribuem na contaminação das águas. E quem paga a conta não sou eu, é toda a sociedade, é todo o planeta, precisamos consumir com consciência. Que nesse dia 22 de março a humanidade possa fazer uma reflexão do uso e da preservação da água, que sem ela não terá vida no planeta”.

 


 

FOTOS

 

 


MÍDIAS

 

Notícias

Fotos

Vídeos


 

 

 

Rua São Francisco, 613 E, | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC | CEP: 89801-451
(49) 3319-0500 | contato@sossustentar.com.br