Projeto de Capacitação - Santa Catarina


Descrição

Na execução das atividades práticas para construção do desenvolvimento sustentável percebemos a grande dificuldade das pessoas em ligar a teoria com a prática, mantendo distante a efetividade do desenvolvimento sustentável. Para aproximar a sociedade dos temas pertinentes ao desenvolvimento local, nos mais diversos públicos, para abordar as informações e conhecimentos sobre a construção do desenvolvimento sustentável e para compartilhar nossa experiência neste campo.


Objetivo

Levar informações sobre o desenvolvimento sustentável, a partir das ações realizadas pelo SOS Sustentar, interagindo como ideia inovadora.


Ações

Palestras e encontros, com metodologia apropriada para cada público, abordando as experiências e como construir na prática o desenvolvimento sustentável e suas relações entre o meio rural e urbano.


Resultados

Difundir as ideias inovadoras e as práticas diárias do SOS Sustentar e, de seus parceiros, na preservação ambiental com geração de renda e evolução social. Mostrar o novo paradigma de que sustentabilidade também é um bom negócio, além de valorizar as marcas e produtos parceiros das ações.


Números do Projeto

Local: Santa Catarina

Número de pessoas capacitadas: 21.310

Ações

SOS Sustentar lança gincana sustentável

29/06/2019

Conscientizar sobre a importância da preservação ambiental e incentivar o consumo consciente é o objetivo da Gincana Sustentável, um projeto promovido pelo SOS Sustentar e realizado com os escoteiros do grupo Ximbangue. A gincana está dividida em duas modalidades: individual e coletiva. Na individual os escoteiros terão que recolher no mínimo 30 embalagens com o selo SOS Sustentar. Já na coletiva, a atividade consiste no recolhimento de mais de 10 litros de óleo usado de cozinha. As duas modalidades serão premiadas para o 1º, 2º e 3º lugar. A primeira modalidade com medalha de reconhecimento e troféu e a segunda com valores em dinheiro.

Palestra EEB Marcolina Rodrigues da Silva: Dia Mundial do Meio Ambiente

11/06/2019

Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente foram realizadas duas palestras na EEB Marcolina Rodrigues da Silva, reforçando a importância da preservação ambiental para todos os seres vivos. Foram abordados os temas relacionados a água, recursos naturais, preservação de nascentes e mata ciliar, separação e a destinação correta dos resíduos.

Palestra EEF Linha Campinas: Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2019

Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente foram realizadas duas palestras naEEF Linha Campinas reforçando a importância da preservação ambiental para todos os seres vivos. Foram abordados os temas relacionados a água, recursos naturais, preservação de nascentes e mata ciliar, separação e a destinação correta dos resíduos.

Escoteiros do grupo Ximbangue conhecem projeto de preservação ambiental

06/05/2019

Conhecer sobre a importância da preservação do meio ambiente e os benefícios dessa ação para todos os seres vivos. Este foi o objetivo dos lobinhos do grupo Ximbangue que visitaram o projeto de Recuperação e Preservação de Nascente, na comunidade da Barra da Chalana. O projeto foi realizado, há 10 anos, pelo SOS Sustentar em parceria com a família dos produtores Anderson e Nelson Machado, através do plantio de 100 mudas de espécies de árvores nativas e do cercamento da área do entorno da nascente da propriedade. A visita foi acompanhada pela engenheira agrônoma do SOS Sustentar, Joziane Stürmer, que destacou aos escoteiros a necessidade da proteção do meio ambiente para o ecossistema, beneficiando a fauna e flora local, além de enriquecimento dos mananciais de água.

Ação - Plantio de árvores

06/12/2018

Alunos da escola EEB Profª Geni Comel fizeram parte de uma ação ambiental para enriquecimento de espécies de árvores na escola. Os estudantes são alunos do 2º ano do ensino médio e participaram de mais uma etapa do projeto de assistência técnica realizado pelo SOS Sustentar na escola.

Nesta ação, árvores nativas, frutíferas e ornamentais foram plantadas para contribuir com a arborização, sombreamento, embelezamento e com o ecossistema local. As espécies de árvores foram doadas pelo viveiro florestal da Unochapecó. Na ocasião, a engenheira civil Juliana Kiles Oliveira realizou a entrega do projeto de adaptação da acessibilidade da escola à diretora da unidade escolar, Agnis Rosani Worbrich.

Ação ambiental - Parceria Projeto Maria Leite

05/12/2018

Preservar o meio ambiente é um dever de todos. Quando se alia educação ambiental e um projeto social, o resultado é ainda melhor e benéfico ao meio ambiente e as pessoas envolvidas. Foi com este objetivo que, crianças e voluntárias do Projeto Maria Leite participaram da atividade ambiental de enriquecimento de espécies de árvores nativas frutíferas e recolhimento de resíduos na Praça do loteamento Scheffer, no Distrito de Marechal Bormann.

A empresa SOS Sustentar foi a responsável pela ação que iniciou com análise da área e depois a definição de quais espécies seriam plantadas. As árvores, entre outros fatores, contribuem com o meio ambiente, com a recarga do lençol freático através da chuva. Outra atribuição importante é a retenção de gás carbônico e a liberação de oxigênio aos seres vivos.

Palestra: O que você faz pelo Planeta?

30/11/2018

As ações e projetos de sustentabilidade, desenvolvidos em mais de 12 anos de atividade, pelo SOS Sustentar foram apresentados ao grupo do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus Chapecó, na última sexta-feira. A palestra foi conduzida pela engenheira agrônoma do Programa SOS Sustentar, Joziane Stürmer, que apresentou a história, os projetos e os resultados alcançados pela empresa ao longo destes anos e sobre as ações de marketing realizadas.

Palestra: Meio Ambiente: Salvar, proteger e evoluir

20/09/2018

Qual é o nosso compromisso com o meio ambiente? Esta foi a pergunta escolhida para promover uma reflexão aos 169 alunos, do 1º ao 9º ano, da Escola de Educação Básica Alécio Alexandre Cella, do bairro Trevo de Chapecó. A palestra ministrada pela engenheira agrônoma do Programa SOS Sustentar, Joziane Stürmer, destacou a importância da preservação ambiental e de atitudes sustentáveis no dia a dia. A ação foi uma atividade alusiva ao Dia da Árvore que comemoramos hoje dia 21 de setembro.

Ao final da palestra, estudantes e professores receberam uma árvore para plantar em suas residências: guavirova, cereja, goiaba serrana, pitanga, uvaia, araçá vermelho e lima, todas as espécies nativas frutíferas da nossa região. Os objetivos das ações de educação ambiental, realizada pela empresa, são de conscientizar e transmitir informações para atitudes mais saudáveis e sustentáveis. 

Palestra: Consumo Consciente e aproveitamento de resíduos

24/05/2018

A partir de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a EEB Profª Geni Comel e o Programa SOS Sustentar, as atividades propostas iniciaram no mês de maio com palestra sobre o consumo consciente e aproveitamento de resíduos. Participaram da palestra alunos do 1º e 2º ano do ensino médio, professores e colaboradores da escola. 

Repensar o consumo pode trazer grandes ganhos em qualidade de saúde e de vida, e ainda gerar menos resíduo na hora do descarte, diminuindo o impacto no meio ambiente e na sociedade. A compostagem é uma forma de destinação dos resíduos domiciliares, com produção de um ótimo composto orgânico que pode ser utilizado em jardins e hortas, uma forma muito prática e econômica para tratar o lixo orgânico em nossas residências.

A palestra foi o início da atividade que conta também com uma composteira, plantio de árvores nativas e horta medicinal.

 

SOS Sustentar: A busca pela sustentabilidade da sociedade

28/09/2016

A sustentabilidade é a busca diária do equilíbrio dos eixos ambientais, sociais e econômicos, onde cada indivíduo pode e deve fazer a sua parte em prol de um meio ambiente melhor. Foi neste contexto que a engenheira agrônoma do Programa SOS Sustentar, Joziane Stürmer, ministrou palestra na Semana Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Chapecó.

Foi apresentado a história, ações e projetos desenvolvidos pela empresa ao longo destes 10 anos, além de destacar a importância da parceria com inúmeras empresas na promoção e incentivo no desenvolvimento destas atividades. 

Nosso compromisso com o Planeta

21/06/2016

A engenheira agrônoma do Programa SOS Sustentar, Joziane Stürmer, ministrou palestra aos acadêmicos do terceiro período do curso de Gastronomia, no dia 21/06/2016, na disciplina de Gastronomia Sustentável, da Unochapecó.

Na oportunidade, ela destacou a importância do equilíbrio sustentável na produção, além dos aspectos sociais e econômicos. Também foi apresentado os projetos desenvolvidos pela empresa que utilizam os princípios da sustentabilidade.

Palestra: Protegendo a água que bebemos

01/06/2016

Alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Programa SOS Sustentar realizou palestra com o tema “Nascentes – Protegendo a Água que bebemos” aos alunos do período matutino da escola. Na oportunidade foi apresentado, aos estudantes, os vários tipos de nascentes, além de dicas de consumo consciente dos recursos naturais.

Os alunos também acompanharam a explicação sobre o site educacional – Juntos pelo Planeta – que busca orientar e incentivar atitudes positivas com o meio ambiente. 

 

PALESTRA - PROTEGENDO A ÁGUA QUE BEBEMOS

31/05/2016

A importância da preservação das nascentes e o que podemos fazer, em nossas atividades diárias, para proteger o meio ambiente foram os temas apresentados aos adolescentes da ONG Verde Vida de Chapecó.

A palestra foi conduzida pela engenheira agrônoma do Programa SOS Sustentar, Joziane Stürmer. Na oportunidade também foi apresentado a página de educação ambiental – Juntos Pelo Planeta.

 

Palestra: Projetos e Ações de Sustentabilidade à agricultura familiar

19/11/2015

Os projetos de sustentabilidade, desenvolvidos pelo Programa SOS Sustentar, foram o tema da palestra realizada pelo diretor da empresa, Rolf Sprung, na Reunião Técnica de Educação Ambiental que aconteceu no dia 19/11/2015, na Câmara de Vereadores, em Xanxerê. Sprung destacou a importância da agricultura familiar como modelo econômico que equilibra o tripé da sustentabilidade: econômico, ambiental e social.

O evento é promovido pelo Grupo Técnico de Educação Ambiental do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Chapecó, Irani e contíguos. O Grupo de Tabalho de Educação Ambiental é composto pela Uneagro, Fórum da Agenda 21 , SESC, Epagri Unoesc , IFSC e Gered de Xanxerê.

Palestra: Desenvolvimento Sustentável

18/11/2015

A produção sustentável e de forma agroecológica foi apresentada aos acadêmicos do 2º período do curso de Gastronomia, no dia 17/11/2015, na disciplina de Gastronomia Sustentável, da Unochapecó.  

A engenheira agrônoma do Programa SOS Sustentar, Joziane Stürmer, destacou aos acadêmicos a importância do equilíbrio sustentável na produção. Além disso, Joziane apresentou os projetos desenvolvidos pela empresa que utilizam os princípios da sustentabilidade.

 

Nossa passagem pelo planeta!

18/11/2015

O Programa SOS Sustentar participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma), realizada anualmente pela Cetric, de Chapecó. Na oportunidade, a engenheira agrônoma, Joziane Stürmer, destacou a importância da preservação ambiental e de mudanças de hábitos para o futuro do planeta.

Palestra e visita: Escoteiros Grupo Ximbangue

31/10/2015

Conhecer e perceber a importância do ambiente preservado. Este foi o objetivo da visita dos lobinhos do Grupo Ximbangue, na ação socioambiental de Preservação de Nascente e Mata Ciliar, executada pelo Programa SOS Sustentar, em parceria com a família Scussel, na Linha Serraria Reatto. Além da nascente preservada, os escoteiros também conheceram a propriedade da família, através da produção olerícula.

Palestra "Habitação e Interesse Social"

31/08/2015

As ações de sustentabilidade, desenvolvidas pelo Programa SOS Sustentar, foram um dos temas abordados pela assistente social da empresa, Criscieli Bianchi, às acadêmicas do 8º período do curso de Serviço Social, na disciplina Tópicos em Serviço Social II da Unochapecó. Outro tema abordado foi a atuação do profissional na área de habitação e as ferramentas de trabalho. 

 

 

Palestra Sustentabilidade: "Vamos cuidar do meio ambiente"

26/08/2015

A palestra "Vamos cuidar do Meio Ambiente" foi realizada para 100 estudantes, do 1º ao 8º ano do Centro de Educação CEIB de Chapecó. Os temas abordados foram: sustentabilidade, a importância da preservação ambiental, reciclagem e de ações sustentáveis no nosso dia a dia. 

Palestra Dia Mundial do Meio Ambiente

03/06/2015

A palestra  faz parte da ação do Programa SOS Sustentar – “Vamos preservar a Natureza”, alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Linha Campinas, no interior de Chapecó. A palestra ministrada pela engenheira agronôma, Joziane Stürmer, abordou o tema da preservação ambiental, estimulando as crianças para atitudes sustentáveis no campo.

Nesta ação, os estudantes receberam uma espécie de árvore para plantio em suas propriedades. Na escola, também aconteceu um plantio simbólico de duas espécies.

Palestra ao Grupo de Escoteiros Ximbangue

28/03/2015

A conservação da natureza através da utilização racional dos recursos naturais, através dos projetos e ações desenvolvidos pelo Programa SOS Sustentar, foram temas da palestra realizada pela assessora de comunicação da empresa, Edina Pedruzzi, no último sábado (28), aos jovens do grupo de escoteiros Ximbangue de Chapecó. O evento ocorreu na sede da entidade, localizada junto ao Complexo Esportivo Verdão.

Palestra de conscientização sobre o uso da água 2015

27/03/2015

A palestra faz parte da ação do Programa SOS Sustentar – “Água é fonte de vida”, aconteceu na Escola Básica Municipal Professora Zélia Roque de Lima Munzi. As informações repassadas pela engenheira agrônoma, Joziane Stürmer, destacaram as ações de proteção as nascentes como uma característica importante à qualidade da água, através do plantio de árvores.

Palestra de conscientização sobre o uso da água 2015

26/03/2015

A palestra faz parte da ação do Programa SOS Sustentar – “Água é fonte de vida”, aconteceu na sede do Serviço de Convivência Arte Jovem, no bairro Efapi, no período da tarde. As informações repassadas pela engenheira agrônoma, Joziane Stürmer, destacaram as ações de proteção as nascentes como uma característica importante à qualidade da água, através do plantio de árvores.

Palestra de conscientização sobre o uso da água 2015

25/03/2015

A palestra faz parte da ação do Programa SOS Sustentar – “Água é fonte de vida”, aconteceu na Escola de Educação Básica Irene Stonoga, aos alunos da 5ª e 6ª série, no período da manhã. As informações repassadas pela engenheira agrônoma, Joziane Stürmer, destacaram as ações de proteção as nascentes como uma característica importante à qualidade da água, através do plantio de árvores.

Palestra de conscientização sobre o uso da água 2015

24/03/2015

A palestra  faz parte da ação do Programa SOS Sustentar – “Água é fonte de vida”, aconteceu na Escola de Educação Básica São Francisco, aos alunos da 5ª e 6ª série, no período da manhã. As informações repassadas pela engenheira agrônoma, Joziane Stürmer, destacaram as ações de proteção as nascentes como uma característica importante à qualidade da água, através do plantio de árvores.

Palestras 2014

12/01/2015

No ano de 2014, inúmeras palestras foram realizadas em instituições de ensino, escolas e/ou universidades, com o intuito de divulgar as ações e projetos em favor da sustentabilidade. 

Palestras 2014

Palestra do administrador, Sandro Zanoello, na Câmara de Vereadores de Chapecó, aos estudantes de Chapecó

Palestras 2014

Palestra do administrador, Sandro Zanoello, na Câmara de Vereadores de Chapecó, aos estudantes de Chapecó

Palestras 2014

Palestra do diretor,Rolf Sprung, aos alunos da Faculdade Uceff, em setembro

Palestras 2014

Palestra do diretor,Rolf Sprung, aos alunos da Faculdade Uceff, em setembro

Palestras 2014

Participação da equipe do Programa SOS Sustentar, no Congresso Internacional dos Direitos Humanos, em Florianópolis

Palestras 2014

Participação da equipe do Programa SOS Sustentar, no Congresso Internacional dos Direitos Humanos, em Florianópolis

Palestras 2014

Participação da equipe do Programa SOS Sustentar, no Congresso Internacional dos Direitos Humanos, em Florianópolis

Palestras 2014

Participação da equipe do Programa SOS Sustentar, no Congresso Internacional dos Direitos Humanos, em Florianópolis

Palestras 2014

Palestra do assessor de comunicação, Flavio Maron, aos estudantes da escola Dom Bosco, de Xaxim, no mês de novembro

Palestras 2014

Palestra do assessor de comunicação, Flavio Maron, aos estudantes da escola Dom Bosco, de Xaxim, no mês de novembro

Palestras 2014

Palestra da assessora de comunicação, Edina Pedruzzi, aos estudantes do Colégio Virtude de Chapecó, em junho

Palestras 2014

Palestra da assessora de comunicação, Edina Pedruzzi, aos estudantes do Colégio Virtude de Chapecó, em junho

Palestras 2014

Palestra da assessora de comunicação, Edina Pedruzzi, aos estudantes do Colégio Virtude de Chapecó, em junho

Palestras 2014

Palestra do diretor,Rolf Sprung, aos alunos da Faculdade Santa Rita em abril

Palestras 2014

Palestra do diretor,Rolf Sprung, aos alunos da Faculdade Santa Rita em abril

Palestras 2014

Palestra do diretor,Rolf Sprung, aos alunos da Faculdade Santa Rita em abril

Palestras 2014

Palestra do engenheiro agrônomo, Sergio Bento, na Unoesc Chapecó, no mês de abril

Palestras 2014

Palestra do engenheiro agrônomo, Sergio Bento, na Unoesc Chapecó, no mês de abril

Acompanhamentos

Acompanhamento 2017/2018

20/12/2018

A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos muito ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Ao falar em meio ambiente, geralmente pensamos na preservação da fauna e da flora, porém, temos várias inter-relações humanas envolvidas, que é preciso interagir homem e meio ambiente de forma harmoniosa, buscando um equilíbrio no ambiente que vivemos. E esse equilíbrio é o que a SOS Sustentar busca no planejamento e execução dos seus projetos, como forma de deixar um mundo melhor para as próximas gerações.

No ano de 2017, devido às definições de conjuntura interna, a empresa não realizou capacitações. Entretanto, em 2018, as atividades foram planejadas e estimuladas a partir do Projeto de Assistência Técnica na EEB Profª Geni Comel. A comunidade escolar acompanhou a orientação sobre o consumo consciente, alimentação saudável e a importância da preservação ambiental, aliada às atividades práticas de compostagem e plantio de espécies florestais. Além disso, foram realizadas mais três atividades: a primeira na EEB Alécio Cella, a segunda para o Mestrado Profissional de Administração da UNOESC e a terceira uma ação ambiental no Projeto Maria Leite, totalizando 214 pessoas capacitadas em Chapecó.

A cada nova capacitação é estimulada a consciência do pensamento coletivo, o pensamento da proteção da natureza e adoção de atitudes sustentáveis o que é bom para quem realiza a atitude e para as futuras gerações.  

Acompanhamento 2016

23/01/2017

Nossas ações em diferentes áreas buscam resultados positivos à sociedade como: maior cuidado com o meio ambiente, aumento da convivência comunitária, melhora nos relacionamentos familiares, empoderamento dos sujeitos envolvidos, maiores informações a cerca dos direitos e deveres das pessoas, aumento da renda familiar, melhora nas condições e qualidade de trabalho, aumento e melhora da qualidade na produção agropecuária e inclusão social.

“Nascentes: Protegendo a água que bebemos”, com este tema foi constituído o foco de trabalho ao longo de 2016 nas atividades de capacitação e orientação. Preservar é cuidar, proteger e transformar. A preservação e proteção de uma nascente possibilitam a revegetação, auxilia na manutenção da fauna, flora, da biodiversidade e a recuperação do ecossistema local, atuando na relação solo, água e planta. Na oportunidade destes encontros, também era apresentado o site educacional “Juntos pelo Planeta”, uma ferramenta digital para consulta e informação sobre sustentabilidade e meio ambiente.

Como sequência do trabalhado iniciado em 2015, as atividades teóricas e práticas buscam a promoção do conhecimento, bem como a adoção de práticas de sustentabilidade no dia a dia de cada ser humano. Como material de apoio, um audiovisual foi produzido para explicar a importância das nascentes, sua funcionalidade e o que podemos fazer para protegê-las.

Em 2016 foram capacitadas 293 pessoas em cinco locais diferentes: ONG Verde Vida, EEF Linha Campinas, Curso de Gastronomia da Unochapecó, Escola Municipal Olinda Herman em Iraceminha e o curso de Engenharia Ambiental da UFFS de Chapecó.

Acompanhamento 2015

28/01/2016

O ano de 2015 foi marcado por ações com o objetivo de conscientizar o público estudantil, principalmente, crianças e adolescentes. O objetivo pensado para estas atividades foram promover ações nas datas comemorativas (Dia da Água, Dia do Meio Ambiente e Dia da Árvore) realizando atividades de conscientização através de palestras e ações práticas. A importância dos recursos naturais, principalmente, da água foi o assunto mais trabalhado.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/mês (cerca de 110 litros de água por dia) para atender suas necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Gastar mais de 110 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. Lembrando que, é preciso uma quantidade considerável de energia para tratar e distribuir a água que usamos todos os dias. Os sistemas de abastecimento de água consomem entre 2% a 3% da energia do mundo, conforme dados da ONU. Este tema foi abordado durante o mês da água, em março.

Já no mês do Meio Ambiente foi realizada uma palestra aos alunos da 4ª série da Escola de Ensino Fundamental Linha Campinas, interior de Chapecó, onde resultou em uma atividade prática no dia da Árvore, através do cercamento e plantio de árvores nativas próximo a uma nascente da comunidade.

Os projetos desenvolvidos pelo Programa SOS Sustentar se destinam a ações de revegetação que, nada mais é, que o plantio de espécies nativas buscando a caracterização original da Mata Atlântica, bioma que cobre o Estado de Santa Catarina. Esta atividade é realizada após um levantamento das espécies de ocorrência natural na região, fazendo uma classificação quanto à exigência de luz para o seu desenvolvimento. As plantas inseridas irão contribuir para a fertilidade do solo e atração da fauna, além de garantir o ambiente ideal para o crescimento de microorganismos que ajudam na regeneração natural. No total, em 2015 foram visitados 12 locais entre escolas, universidades, grupo de escoteiros e empresas, capacitando 508 pessoas.

Compartilhe nas redes sociais